A POTÊNCIA EMOCIONAL DO SOM
COMO AS TRILHAS SONORAS MOLDAM A EXPERIÊNCIA DOS OUVINTES E APROXIMAM PESSOAS DO AMBIENTE MUSICAL
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v12i1.257Abstract
A ideia central dessa pesquisa surgiu após ouvir os relatos do público pós concerto de tema trilhas sonoras marcantes com o Coral Voz&Arte, do qual participo há três anos. A pesquisa investiga como a trilha sonora pode ser utilizada como ferramenta expressiva na criação cênica e musical com jovens, estimulando escuta ativa, memória afetiva e criatividade. O estudo parte do contexto de constante exposição dos jovens a produções audiovisuais e busca formas de apropriação crítica e criativa desses recursos no ambiente escolar. Fundamenta-se em Koelsch (2011), sobre música e memória; Suzel Reily (2014), sobre música e práticas de memória; e Tragtenberg (1999), sobre dramaturgia sonora. O trabalho se desenvolve em duas frentes: análise teórica dos aspectos expressivos e simbólicos da trilha sonora na cena e produção de um documentário, em fase final de edição, com entrevistas a profissionais da área.
Palavras-chave: Som na cena; Memória afetiva; Experiência; Pedagogia sensível.
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