A mesa para a cena?
DOI:
https://doi.org/10.59418/olhares.v1i1.10Palavras-chave:
Trabalho de mesa, Textocentrismo, CenocentrismoResumo
O trabalho de mesa como etapa de preparação da cena. Lugar de apontamentos e criador de potencialidades estéticas. A análise coletiva do texto teatral. Espaço de mediação que busca aprofundar a construção dramática do texto e os laços pessoais da equipe de criação e elenco. Breve reflexão acerca das ações prioritárias para o processo de construção teatral e suas respectivas ênfases: texto ou cena? A mesa como acento na prática reflexiva da montagem.Referências
DE TORO, F. Theatre semiotics: text and staging in modern theatre. Toronto: University of Toronto Press, 1995. DOI: https://doi.org/10.3138/9781442682597
HODGE, F. Play directing : analysis, communication and style. Nova York: Prentice Hall, 1971.
LEHMAN, H. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PAVIS, P. A Análise dos Espetáculos. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ROOSE-EVANS, J. Experimental theatre: from Stanislavsky to Peter Brook. Londres: Rotledge, 1989.
RYNGAERT, J. P. Introdução à análise teatral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
__________. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
UBERSFELD, A. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Olhares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertecem à revista Olhares, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo são de responsabilidade dos autores.