Labirintos do viver e do criar: Por um corpo atento e presente, por um corpo que dance

Autores

  • Mariana Lapolli

DOI:

https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.96

Palavras-chave:

Corpo, Presença, Autobiografia, Processo criativo, Técnica Klauss Vianna

Resumo

Labirintos do viver são as memórias corporais que vêm sendo tecidas desde minha infância por meio de vivências descritas no início deste trabalho. “Labirintos do criar” refere-se ao objetivo desta pesquisa, que é descrever o processo de criação de uma cena baseada em materiais autobiográficos, composto por imagens e textos. Neste percorrer, serão abordados processos investigativos amparados na técnica Klauss Vianna. A escolha desta técnica se deu por uma identificação com o olhar sensível que Klauss Vianna pousa sobre a dança. Serviu como base para uma autoinvestigação em busca de um corpo mais atento e presente, um corpo que dance livremente.

Biografia do Autor

Mariana Lapolli

É doutora em Mídias do Conhecimento (UFSC), com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Formada em Comunicação Social. Possui especialização em Corpo: Dança, Teatro e Performance (2017), pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH), em São Paulo. Participou da residência em dança com Eduardo Fukushima, no Sesc Vila Mariana, da Oficina de Compartilhamento de Processo Criativo, com a Coordenação de Marta Soares, e na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Fez balé clássico (1986 a 2000) em escolas de Florianópolis – SC, no Conservatório de Montpellier e na Escola Superior de Dança de Marseille (França).

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Publicado

25/08/2018

Como Citar

Lapolli, M. (2018). Labirintos do viver e do criar: Por um corpo atento e presente, por um corpo que dance. Olhares, 5(1), 35–43. https://doi.org/10.59418/olhares.v5i1.96